A minha entrada para a Faculdade

Tal como se percebeu no capítulo anterior, a minha entrada para a Faculdade, apesar de saber que ocorreria em Setembro de 2007, não tinha um curso como certo.

As minhas indecisões eram muitas e passava o tempo a saltar entre Direito e Ciência Política e Relações Internacionais, sem chegar a nenhum consenso.

Por mais estranho que pareça a minha decisão não foi nenhuma das opções anteriores … Foi Serviço Social.

Se na altura me perguntassem “Porquê Serviço Social” (e perguntaram), eu não saberia responder, tal como não soube, pois não era um curso que me despertasse o mínimo interesse.

Obviamente que as “pessoas da psicologia” diriam que a minha escolha teria qualquer outra subjacente … mas a verdade é que a escolha deste curso se deveu mais a uma opção familiar, mais da minha mãe, que afirmava que o “Serviço Social era a minha cara”, fosse lá o que fosse que ela quisesse dizer com isso.

Assim, tal como já referido, em Setembro de 2007 entro para a Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Ciências Humanas, Curso de Serviço Social.

O inicio do ano lectivo foi comum e após algumas apresentações, lá comecei a caminhada.
Provavelmente a parte que menos gostei na minha entrada para a Faculdade foram as primeiras aulas de cada cadeira, onde a pergunta era sempre a mesma “Então, porquê Serviço Social”, e cada um teria de responder.

Quando digo que não gostei, não o digo por não gostar de responder, ou achar até chato, digo-o porque eu sentia que deveria dizer a verdade, e dizia-o sem qualquer problema “Serviço Social não foi a minha escolha … Vim à descoberta”, o que dentro de uma turma de trinta pessoas que sempre sonharam com aquele curso e com o ser Assistente Social, poderia muitas vezes suscitar outras questões que depois, parecia que não terminavam.

Obviamente que hoje, o meu entendimento é diferente do que era há três anos, e por isso é que digo que a minha entrada para a Faculdade não foi difícil.

Mas o que Hoje posso dizer é que a Faculdade trouxe-me muitas coisas, antes de mais uma formação académica que foi por isso que ingressei, trouxe-me muita aprendizagens e provavelmente ainda precisaria de mais uma tonelada delas, e por fim trouxe-me alguns amigos!

Pois, tal como alguém um dia me perguntou “Não tem muitos amigos pois não?” eu posso responder com muito do orgulho que tenho e também agradecendo ao Serviço Social “Na verdade não, mas os que tenho são os que preciso”.

E se alguém hoje me perguntasse porquê Serviço Social, eu responderia, porque é uma opção de vida …